
Terapia Cognitivo-Comportamental
Entenda como a TCC funciona e como ela pode te ajudar


Tempo médio de leitura: 5 minutos
Autora: Gabriella Macedo
Você já ouviu falar sobre TCC, mas não entende muito bem o que é? Não se preocupe, no texto abaixo vou te explicar de forma simples como ela funciona. A Terapia Cognitivo-Comportamental, ou TCC, é uma abordagem psicológica que como o próprio o nome já carrega, trabalha bastante com as nossas cognições (pensamentos) e comportamentos, para cercar as mudanças que desejamos alcançar por meio dessas duas grandes áreas de nossas vidas.
Muitas vezes, podemos ter algumas "sujeiras" presas na nossa lente e isso pode atrapalhar de forma considerável nossa leitura do mundo. Esse é um problema tão comum que já foi bastante estudado e podemos chamar essas "sujeiras" que nos atrapalham a pensar de forma realista como "distorções cognitivas", existem diversas delas já catalogadas e entender quando podemos estar pensando de maneira distorcida nos ajuda a olhar para as coisas como elas de fato são, ou seja, trocar a lente para outra que se aproxime mais da realidade.
Entendendo a TCC: Pensamentos, Emoções e Comportamentos
O modelo cognitivo presente na TCC, nos ajuda a entender um pouco mais sobre o nosso funcionamento. Ao contrário da ideia de que uma situação causa automaticamente uma reação, a TCC nos ensina que a maneira como interpretamos essa situação faz toda diferença no nosso modo de lidar com a vida. Ela coloca que entre a situação e a reação existe uma peça muito importante que é a nossa maneira de interpretar o que está acontecendo (ou seja, nossos pensamentos, a lente que usamos para enxergar o mundo), então, a depender da lente que utilizamos para entender uma situação, podemos ter uma reação fisiológica, emocional ou comportamental diferente. Já sabemos hoje que essa relação não é unilateral, tanto nossos pensamentos, como nossas emoções podem interagir entre si e nos causar reações distintas, mas ter conhecimento sobre isso é fundamental para entendermos como funcionamos mediantes as situações e o que pode ser mudado para nos levar em direção a uma vida mais valiosa de acordo com nossos valores e objetivos.
SITUAÇÃO → REAÇÃO
SITUAÇÃO → INTERPRETAÇÃO → REAÇÃO


Entendendo a TCC: Crenças
Outro aspecto importante da TCC é o entendimento das crenças. Na TCC podemos fazer uma analogia da nossa cognição com uma árvore e dividi-la em 3 níveis para entender seu funcionamento:
1º Pensamentos automáticos: que seriam representados pela copa da árvore, já que estão em maior volume e é mais fácil para nós identificá-los, porém, podem, por vezes, estar distorcidos, como comentamos acima.
2º Crenças intermediárias: representadas pelo tronco da árvore, uma estrutura mais rígida e robusta. Essas crenças fazem o intermédio entre os pensamentos automáticos e a raiz da árvore, são constituídos por pressupostos e regras que criamos ao longo de nossas vidas. Estas são ideias que podem não ser tão extremas quanto as crenças centrais, mas ainda assim exercem uma influência significativa sobre nosso comportamento e bem-estar emocional. Por exemplo, alguém pode ter a crença intermediária de que "Se eu não fizer de forma perfeita, então é melhor eu nem fazer". Essa crença pode levar a um padrão rígido de autoexigência e autoavaliação, causando estresse e ansiedade.
3º Crenças centrais (ou crenças nucleares): São representadas pela raiz da árvore e representam os pensamentos mais arraigados que temos sobre nós, os outros e sobre o mundo ao nosso redor. Essas crenças podem ser tanto positivas quanto negativas e têm um impacto significativo em nossas emoções e comportamentos. Por exemplo, se alguém tem a crença de que "Eu não sou bom o suficiente", isso pode levar a sentimentos de inadequação e comportamentos de evitação. Na TCC, aprendemos a identificar e desafiar essas crenças negativas, substituindo-as por pensamentos mais realistas e úteis.


1º Pensamentos automáticos
2º Crenças intermediárias
3º Crenças Centrais/Nucleares
O que torna a TCC especial?
Uma das coisas mais especiais sobre a TCC é seu rigor científico. Ela é baseada em muitas pesquisas e estudos, sendo considerada uma das formas mais eficazes de tratamento (padrão-ouro) para uma variedade de problemas psicológicos.
Trabalho conjunto
A TCC é uma terapia estruturada que prevê um início, um meio e um fim para as sessões de terapia, e tem como um dos objetivos te dar mais autonomia para que ao final do processo você possa se tornar o seu próprio terapeuta. Desde a primeira sessão trabalharemos de forma conjunta para identificar e alcançar seus objetivos. Entre as sessões você receberá planos de ação para praticar as habilidades aprendidas e progredir em direção a uma vida mais leve, significativa e alinhada com seus valores.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o tratamento, é hora de agendar a sua sessão!
Clique no botão abaixo e saiba mais sobre a psicoterapia

