Olhares: Exercício físico e saúde mental (1/3)

Corpo são, mente sã. Entenda como a prática regular de exercício físico pode contribuir para sua saúde.

Gabriella Macedo

3 min read

“Você deve lutar mais de uma batalha para se tornar um vencedor” Margaret Thatcher

Corpo são, mente sã. A prática regular de exercícios físicos não só fortalece o corpo, como também tem um impacto importante sobre a saúde mental. Hoje, vamos discutir como a atividade física pode ser uma aliada fundamental no cuidado da mente, promovendo bem-estar emocional e uma vida mais equilibrada.

Para aprofundarmos nesse assunto, teremos como convidado de hoje o educador físico Breno de Macedo Silva. 

A entrevista está dividida em três blocos de três perguntas e ao final de cada página há um botão que te levará a próxima parte. Aproveite!

Pilares para uma boa saúde

1. Comente um pouco sobre como o exercício físico auxilia não apenas na nossa saúde física, mas também na nossa saúde mental. Quais os impactos positivos dessa prática regular?

Os percursores que auxiliam nossa saúde física e mental, são as atividades físicas, sendo elas movimentos ativos que realizamos no dia a dia, como, por exemplo: andar, pedalar, tarefas no seu lar, fazer compras etc.. E o exercício físico que é uma atividade física planejada e repetida com tempo/ritmo determinado, alguns exemplos são: corrida, agachamento, pular corda e etc.. Essas capacidades físicas são próprias do ser humano, e auxiliam tanto na nossa saúde mental quanto corporal. Existem diversos dados, mas segundo a OMS, um dos relatórios deles diz que é recomendado ter pelo menos de 150 a 300 minutos de atividade física por semana. Olhando pelo lado corporal e mental, essas duas capacidades ajudam você a se prevenir de doenças, evitar o estresse compulsivo, ajuda no tratamento da ansiedade/depressão, auxilia na autoestima, na sua estética corporal além da sua saúde física que é um dos mais importante dos tópicos abordados aqui. 

2.Mesmo se tratando de um pilar fundamental para nossa saúde, muitas pessoas tem dificuldade de iniciar e manter os exercícios, tem alguma forma de tornar esse processo menos ‘penoso’?

O exercício físico para muitas pessoas se torna algo doloroso, pois, tudo que tira essa pessoa do conforto e do conhecimento dela, por vezes, é difícil de iniciar ou prosseguir com aquele primeiro passo que foi dado… Pois, muitas pessoas não estão abertas a vivenciar e a se propor algo novo, mesmo sendo relacionado a sua própria saúde física e emocional. Quando a pessoa se permite quebrar esse paradigma, ela percebe que por meio do exercício físico pode encontrar algo prazeroso e inovador. Quando você realiza um exercício físico, nosso corpo libera diversos hormônios sendo um deles o mais conhecido a endorfina, ela é responsável por trazer o bem-estar/prazer, além da sensação de recompensa após terminar os exercícios praticados. Um dos pilares fundamentais não só para o exercício físico, mas para o seu dia a dia é a criação de novos hábitos, é se propor a mudar e a experimentar, é se organizar e se motivar durante o processo. As criações de novos hábitos requer tempo e é primordial dar um passo de cada vez, ir incluindo aos poucos na sua rotina diária para que quando esse hábito entrar na sua rotina e consiga ocorrer de maneira clara e leve. Tem uma frase que gosto muito de usar e combina com essa pergunta: ''dê tempo ao tempo'', então comece devagar e vai apreciando cada etapa da sua nova rotina e assim você terá uma vida leve tanto nos seus compromissos diários quanto na realização dos exercícios físicos.

3.Na sua opinião, quais são os principais obstáculos que as pessoas enfrentam para manter uma rotina regular de exercícios?

Tenho em mente que os obstáculos que enfrentamos diariamente se baseiam tanto no fator externo (nossa rotina do dia a dia, compromissos, trabalho, estudo, entre outras coisas) como também no fator interno (nossa própria mente e os pensamentos). Para termos uma rotina saudável e prazerosa é preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre o fator externo e interno. É saber se importar e dar valor para aquilo que é necessário e conseguir deixar de lado aquilo que está fora do seu alcance para ser resolvido. Os seus pequenos acertos precisam ser reconhecidos por você, pois, serão eles que te motivarão para prosseguir e realizar a criação de novos hábitos.